sábado, 5 de maio de 2012

0 Desmatamento da Amazônia preocupa cada vez mais brasileiros

Pesquisa do Ibope revelou que os brasileiros estão mais preocupados com questões referentes ao meio ambiente

Pesquisa do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) revelou que os brasileiros estão mais preocupados com o meio ambiente. Um exemplo disso é a inquietação dos entrevistados quanto à destruição da floresta: 53% deles defendem que o desmatamento da Amazônia seja a prioridade do Brasil entre as questões relativas ao meio ambiente.
Segundo os pesquisadores, que ouviram mais de 2 mil entrevistados com 16 anos ou mais, o índice de pessoas preocupadas com o assunto passou de 80%, em 2010, para 94%, em 2011. No ranking dos problemas que mais causam temor estão desmatamento, poluição das águas e mudanças climáticas.
Quando questionados sobre a responsabilidade pelo aquecimento global, 38% dos entrevistados elegeram a indústria. Por outro lado, mais de 20% apontou o cidadão como o grande vilão ambiental; e, para 18% dos entrevistados, os governos tiveram a maior parcela de responsabilidade.
Ainda de acordo com a pesquisa, “a população não percebe grandes alterações, nos últimos anos, nas ações das empresas, do governo e da população em geral em prol da preservação ambiental”. Apesar disso, 71% dos entrevistados disseram evitar o desperdício de água e quase 60% garantem economizar energia.
A maioria dos brasileiros também disse estar disposta a pagar mais caro por produtos ambientalmente corretos, mas “apenas 18% efetivamente modificam seu consumo em prol do meio ambiente”.
Recursos naturais cobiçados
No final de 2011, outra pesquisa também mostrou um outro lado da preocupação dos brasileiros quanto à Amazônia. Segundo levantamento do Sistema de Indicadores de Percepção Social (SIPS), 50,2% dos brasileiros acreditam “totalmente” ou “muito” que o País possa sofrer um ataque estrangeiro em função de interesses sobre a região.
Portal Amazônia.com

0 comentários:

 

BPA Copyright © 2011 - |- Template created by O Pregador - |- Powered by Blogger Templates