sábado, 21 de maio de 2011

0 Acre desmatou 400%, segundo levantamento do Ibama

Percentual elevado de desmatamento pode estar ligado à possibilidade de aprovação do  novo Código Florestal 

Monitoramento de satélites tem demonstrado que o desmatamento na Amazônia precisa ser contido. Os fiscais estão em alerta, porque este é o período da broca, quando os infratores entram nas matas e preparam o ambiente para começar o desmate.

Nove municípios dos estados do Pará, Amazonas e Mato Grosso vão entrar na lista dos maiores desmatadores, na próxima semana, e serão alvo de medidas específicas por parte do Governo Federal.

Só no Mato Grosso, 500 fiscais estão atuando para impedir novas ações de derrubada. Fiscais do Ibama de outros Estados foram deslocados para a Amazônia, incluindo homens da Força Nacional e da Polícia Federal, para acompanhar as ações. Parte do efetivo do Ibama Acre também está nesse trabalho.

O Acre responde por 3% do total de desmatamento que acontece na Amazônia, mas os satélites não demonstram diminuição nos focos de desmatamento por aqui.
Entre agosto de 2010 e abril de 2011, o Estado registrou índice de 400% de aumento do desmatamento.
Isso significa que uma área de aproximadamente 5,4 mil campos de futebol foi desmatada a mais que o mesmo período anterior.

Para o superintendência Regional do Ibama, a explicação para esse percentual elevado de desmatamento pode estar ligado ao período de queimadas vivenciado no ano passado e a possibilidade de aprovação do  novo Código Florestal.

As queimadas de floresta do ano passado podem ser uma das causas para esse aumento, outra possibilidade pode ser a crença das pessoas de que o novo Código será aprovado e que haverá anistia de multas e a regularização das áreas abertas.

0 comentários:

 

BPA Copyright © 2011 - |- Template created by O Pregador - |- Powered by Blogger Templates