sexta-feira, 20 de maio de 2011

0 Documentário acreano será apresentado em festivais no Rio de Janeiro e Paris

“Soldados da Borracha”, de Cesar Lima, fala sobre a dura vida dos seringueiros no Acre
O média-metragem, que fez sua estreia internacional no 14th Cine Las Americas International Film Festival (em competição) em abril, no Texas (EUA), será também uma das atrações do festivalBrésils en Mouvements, promovido pela ONG francesa Autres Brésils, que acontece em junho, em Paris.




Até o segundo semestre, o diretor espera trazer o filme ao Acre, e está em busca de apoio para exibições em vários municípios. Cesar Lima defende a revisão do valor da aposentadoria dos soldados da borracha. “A saga dos soldados da borracha é seu maior patrimônio, e o filme é uma maneira que encontrei para que eles mesmos mostrem sua trajetória com força e alegria”, diz Lima.
Com produção da premiada Modo Operante, do Rio de Janeiro, o documentário foi rodado em Rio Branco, Xapuri e Plácido de Castro (AC) e contou com o apoio do governo do Estado do Acre e do Banco da Amazônia. No blog (www.soldadosdaborracha.blogspot.com), Cesar Garcia Lima narra todo o processo de criação e realização do filme, apresentando os quatro personagens retratados (Antônio, Elias, Justino e Walter). Jornalista e poeta, Cesar é professor convidado do curso de Especialização em Jornalismo Cultural da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), onde também cursa doutorado em Literatura Comparada.
A abertura da 2ª Mostra Etnodoc acontece no dia 20, sexta-feira, às 18h30, no Auditório do Museu de Folclore Edison Carneiro, Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (Rua do Catete, 179 - Rio de Janeiro), e exibirá outros 15 filmes premiados pelo edital que promove o patrimônio imaterial brasileiro.

0 comentários:

 

BPA Copyright © 2011 - |- Template created by O Pregador - |- Powered by Blogger Templates