segunda-feira, 5 de outubro de 2009

0 Policiais do Acre participam do Curso de Guarda Ambiental Nacional

Os ministros na abertura do 1º GAN

C:\Documents and Settings\Sergio\Desktop\Material 4º GAN_completo\Fts minhas\DSC02508.JPG

Policiais do Acre que participaram do 4º GAN

Policiais do Acre participam do Curso de Guarda Ambiental Nacional

Policiais Militares lotados na Companhia de Policiamento Ambiental foram indicados para participar da 4ª edição do Curso de Guarda Ambiental Nacional - GAN. O curso, que aconteceu de 23 de agosto a 04 de setembro de 2009 em Brasília, foi coordenado pelo Cap PMDF Fábio, Cap PMSC Fabrício tendo como auxiliares o Cb PMPE Aurelio, o Sd PMPE Dayvson e o Sd PMTO Juscilei, todos integrantes do efetivo da Força Nacional de Segurança Pública. A Policia Ambiental do Acre enviou quatro de seus Policiais Militares para a Capacitação, sendo eles: os 3º Sgt PM Sérgio e Isaque e os Sd PM Afrânio e Wanderson sendo que na 2ª edição já tinham ido outros cinco policiais da Companhia Ambiental.

O curso teve um currículo bastante amplo devido à complexidade e dinamicidade que possui a questão ambiental, com professores altamente qualificados nas diversas matérias como legislação Ambiental, Geografia, Biologia da Fauna e Flora, Patrulhamento Ambiental Aéreo, Fiscalização do Uso de Recursos Hídricos e Minerais, Policiamento Ostensivo Ambiental, Biodiversidade, Biopirataria, Crimes Ambientais, Educação Ambiental, Políticas Púbicas Ambientais e outras.

A GUARDA AMBIENTAL NACIONAL foi criada em 2008 através do Decreto Presidencial nº 6.515 de 22 julho, o qual institui no âmbito dos Ministérios do Meio Ambiente e Justiça, os Programas de Segurança Ambiental denominados: Guarda Ambiental Nacional e Corpo de Guarda-Parques, com o objetivo de desenvolver ações de cooperação federativa na área ambiental. Os Programas serão destinados, prioritariamente, para as atividades de prevenção e defesa contra crimes e infrações ambientais, bem como para a preservação do meio ambiente, da fauna e da flora, conforme previsto no decreto e no ato formal específico de adesão dos entes federativos interessados.

Suas ações serão executadas por integrantes das unidades especializadas em policiamento ambiental dos entes federativos conveniados, cuja atuação será dirigida à proteção do meio ambiente e ações conjuntas com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA ou do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade -Instituto Chico Mendes.

Nesse sentido, o contingente mobilizável da Guarda Ambiental Nacional será composto por militares estaduais que tenham recebido treinamento especial para atuação conjunta com integrantes dos órgãos de segurança pública e de preservação do meio ambiente da União, dos Estados e do Distrito Federal.

Por estar no âmbito do Ministério da Justiça a Guarda Ambiental Nacional foi incorporada a Força Nacional e hoje compõe uma Companhia de Operações Ambientais da Força Nacional (COA-FN).

O ministro Tarso Genro elogiou o trabalho da Força Nacional e afirmou que a Guarda Ambiental Nacional seguirá os mesmos padrões de organização diferenciando-se apenas em sua função de emprego que é a de Polícia Especializada em Crimes Ambientais. Já o ministro Carlos Minc, se mostrou bastante otimista afirmando que não vai aceitar que derrube mais nenhuma árvore de forma ilegal na Floresta Amazônica, frisando a importância do meio ambiente para a vida na terra.

(As informações são da Guarda Ambiental Nacional / COA-FNSP/SENASP/MJ – Fotos e Publicação: 3º Sgt PMAC Sérgio)

0 comentários:

 

BPA Copyright © 2011 - |- Template created by O Pregador - |- Powered by Blogger Templates