quarta-feira, 2 de junho de 2010

0 Amazônia terá monitoramento florestal em 3D

Brasília - Uma nova tecnologia para aplicação no manejo e monitoramento de florestas nativas da Amazônia será testada em florestas do Acre. Trata-se do sistema Lidar (perfilamento a lazer aerotransportado), desenvolvido pela Embrapa, no Laboratório Virtual da empresa nos Estados Unidos (Labex EUA), em parceria com o Serviço Florestal Americano e Governo do Acre. Os testes com a tecnologia serão realizados na Floresta Estadual do Antimary, principal projeto de manejo do Estado, localizado no município de Sena Madureira.

“A inovação representa um salto na evolução do detalhamento das informações sobre a composição, estrutura, redes de drenagem e topografia de florestas tropicais. O Lidar fornecerá informações inéditas sobre a floresta, apresentadas em alta resolução e em três dimensões, que poderão ser utilizadas nas diversas etapas da atividade de manejo florestal”, diz o pesquisador Marcus Vinício d´Oliveira, um dos autores da tecnologia.

Conforme explica o pesquisador, o Lidar é uma tecnologia composta por um pulsor a laser acoplado a um GPS, que funciona entre mil e 1.500 metros de altura, emitindo feixes de luz em alta frequência, sobre a floresta, que variam de 100 mil a 200 mil pulsos por segundo. “Esses feixes têm a capacidade de se infiltrar na vegetação mais fechada até atingir o solo. O nível de precisão da tecnologia é tanto que o sistema é capaz de identificar pequenos impactos produzidos pela atividade florestal, como o corte de uma árvore, podendo ajudar na identificação de práticas ilegais de exploração de madeira”, acrescenta.

Fonte: Portal Portugal

http://www.portugaldigital.com.br/noticia.kmf?cod=10081691&indice=10&canal=159#

0 comentários:

 

BPA Copyright © 2011 - |- Template created by O Pregador - |- Powered by Blogger Templates