quinta-feira, 26 de agosto de 2010

0 BAMBU uma alternativa para a conservação das florestas

Acre recebe II Seminário da Rede Brasileira do Bambu

Promovido pela Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência e Tecnologia (Seped/MCT), com a coordenação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e execução da Universidade de Brasília, por meio do Centro de Pesquisa e Aplicação do Bambu e Fibras Naturais (CPAB/UnB), o II Seminário da Rede Brasileira do Bambu-RBB: consolidação e perspectivas irá avaliar e consolidar os avanços no desenvolvimento tecnológico do bambu desde a estruturação da rede, em 2006.
O evento ocorre em Rio Branco, Acre, de 25 a 28 de agosto de 2010. Entre as atividades previstas, a divulgação e análise das pesquisas do edital MCT/CNPq/CT-Agro 25/2008; o lançamento nacional da Redebambu-BR; o fortalecimento dos laços entre as pesquisas e demais trabalhos técnico-profissionais do bambu e os setores sociais e produtivos; e a construção da continuidade da operacionalização da rede.
O seminário terá também novas seções, como mostra de cartazes sobre trabalhos acadêmicos, prático-profissionais e culturais e exposição de tecnologia e produtos de bambu. Ao fim do evento, serão editados os Anais com trabalhos científicos, culturais e técnico-profissionais selecionados pelo Comitê Científico. A RBB também vai reeditar os Anais do Seminário Nacional de Estruturação da Rede de Pesquisa e Desenvolvimento do Bambu, realizado em 2006.
Apoiam o evento a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária do Acre (Embrapa), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do estado (Sebrae) e a Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac).

Acre

O Brasil tem a maior diversidade de bambu das Américas e uma das maiores reservas nativas do mundo fica no Acre. A escolha do estado para sediar o segundo seminário da RBB é estratégica e representa um impulso para o aproveitamento da potencialidade do lugar e o fortalecimento do grupo de pesquisa local.

As reservas de bambu nativo do Acre, as maiores do mundo, somam mais de 600 mil hectares e se constituem numa extraordinária possibilidade econômica sustentável ainda não explorada. Para ampliar o conhecimento da planta e suas formas de aproveitamento, Rio Branco é sede do seminário nacional da Rede Brasileira do Bambu, visitado nesta quinta-feira, 26, pelo governador Binho Marques.
O evento está sendo realizado no centro de convenções do Sebrae, na avenida Ceará, reunindo especialistas, empresários e interessados no assunto. Eles debatem principalmente o advento da Lei Nacional de Incentivo à Cultura do Bambu. O governador foi recebido pelo coordenador da Rede Bambu e coordenador do Centro de Pesquisa e Aplicação do Bambu e Fibras Naturais da Universidade de Brasília, Jaime Gonçalves de Almeida.
Nada menos que 38% da área de mata nativa do Estado são florestas de bambu. Parceria do Sebrae a Universidade Federal do Acre (Ufac) já identificou cinco espécies prevalecentes de bambu na região leste do Estado, onde a gramínea forma grandes florestas. Para que se amplie a utilização do bambu, os pesquisadores querem incluir as reservas no Plano Nacional de Florestas.

Vantagens econômicas do Bambu

Rápido crescimento

O amadurecimento de um bambu acontece em três a quatro anos, mais rápido que a mais rápida árvore. A partir do terceiro ou quarto ano já se pode colher colmos e brotos. A média de produção de biomassa num bambual é de 10 toneladas por hectare.

Facilidade de plantio estabelecimento, manutenção e colheita

O bambu não exige técnicas complexas para o seu estabelecimento. A colheita fortalece o bambuzal e é feita com instrumentos manuais. O transporte é facilitado pelo seu peso leve em comparação às madeiras.

Utilidades adaptáveis

O bambu tem várias aplicações. Pode ser utilizado como combustível, papel, material de construção, alimento, etc…

Fins ecológicos

O bambu é um material que pode substituir a madeira em diversos aspectos e com isso diminuir o impacto ambiental através do desflorestamento. Também pode ser usado para reduzir a erosão do solo.

Inserção cultural

Cerca de um bilhão de pessoas moram em casas de bambu no mundo. Muitas culturas utilizam o bambu em muitos aspectos da vida, música, cerimônias, alimentação, etc…


0 comentários:

 

BPA Copyright © 2011 - |- Template created by O Pregador - |- Powered by Blogger Templates