terça-feira, 6 de março de 2012

0 Periquitos sofrem maus-tratos

Ibama apreende 80 exemplares no aeroporto de Belém, acondicionadas numa única gaiola.

 


Nem bem começou o mês, e a lista de atrocidades com os bichos só cresce. A última aconteceu no aeroporto Val-de-Cans, em Belém, no Pará. Oitenta periquitos-australianos (Melopsittacus undulatus) foram apreendidos em situação de maus-tratos. Entenda-se por isso sem acondicionadas numa única gaiola, sem puleiros, água, comida e espaço. A Gol foi quem alertou os agentes ambientais federais sobre a chegada das aves nessas condições.

Os animais haviam sido despachados no dia anterior por uma criadora da espécie de Fortaleza, no Ceará, para uma loja de animais de estimação localizada em São Brás, bairro central da capital paraense. A responsável pelo envio dos periquitos foi multada em R$ 24 mil pelo instituto e ainda responderá civil e criminalmente pelo crime ambiental.
“A criadora provocou sofrimento aos animais ao mantê-los por horas em privação de tudo”, disse o chefe do posto do Ibama no aeroporto de Belém, Luiz Paulo Albarelli.
Segundo Albarelli, os animais chegaram do Ceará na noite de quarta-feira, mas a companhia aérea só avisou do ocorrido na manhã do dia seguinte, quando denunciou o caso ao órgão ambiental. "Se ficar comprovado que a empresa foi negligente, deixando os animais desnecessariamente sem cuidados por mais de 12 horas no terminal de carga, ela também será autuada", explicou.
Terra da Gente


0 comentários:

 

BPA Copyright © 2011 - |- Template created by O Pregador - |- Powered by Blogger Templates