terça-feira, 26 de abril de 2011

0 41 cidades ainda desmatam

MMA divulga principais infratoras; Querência (MT) sai da lista
A cidade de Querência, no Nordeste de Mato Grosso, que por anos a fio liderou a lista das localidades que mais desmatavam a Amazônia, finalmente saiu deste rol. Agora o município passa a ser considerado área com desmatamento monitorado e sob controle, junto à Paragominas (PA), que foi o primeiro a alcançar esse status. A medida foi publicada ontem no Diário Oficial.  
Apesar da boa notícia, a lista de 42 municípios criada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) para que eles tenham prioridade nas ações de fiscalização da devastação e em programas de criação de alternativas para a população que vive da exploração ilegal da floresta, segue quase inalterada. O Pará e o Mato Grosso, ambos com 18 cidades, seguem na liderança das localidades que mais desmatam. Depois vem Rondônia (com 2), e Amazonas, Maranhão e Rorâima, com uma cada.  

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, Querência deverá receber incentivos econômicos e fiscais, programas e projetos voltados para seu desenvolvimento sustentável. Nos últimos dez anos, a localidade diminuiu de 477,1 km² em 2000 para 21 km² em 2010 a área desmatada.  

Se Alta Floresta (MT) conseguir atingir o número de 80% de sua área com Cadastramento Ambiental Rural na Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso, poderá se tornar o próximo município do Estado a sair da lista dos maiores desmatadores, informa o MMA. Confira as cidades que mais desmatam em cada Estado:
Amazonas: Lábrea.
Mato Grosso: Alta Floresta, Aripuanã, Brasnorte, Colniza, Confresa, Cotriguaçu, Feliz Natal, Gaúcha do Norte, Juara, Juína, Marcelândia, Nova Maringá, Nova Ubiratã, Paranaíta, Peixoto de Azevedo, Porto dos Gaúchos, São Félix do Araguaia, e Vila Rica.
Maranhão: Amarante do Maranhão.
Pará: Altamira, Brasil Novo, Cumaru do Norte, Dom Eliseu, Machadinho D´Oeste, Nova Bandeirantes, Marabá, Nova Mamoré, Novo Progresso, Novo Repartimento, Pacajá, Rondon do Pará, Santa Maria das Barreiras, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu, Tailândia, Ulianópolis, e Itupiranga.
Rondônia: Pimenta Bueno e Porto Velho.
Roraima: Mucajaí.

ETV.COM

0 comentários:

 

BPA Copyright © 2011 - |- Template created by O Pregador - |- Powered by Blogger Templates