terça-feira, 26 de abril de 2011

0 Governo e igreja unem-se pela preservação ambiental em Sena Madureira

Denúncias de irregularidades serão investigadas
O governo do Acre, representado pelos gestores da área de meio ambiente, de floresta e de regularização fundiária, encontrou-se com um dos grandes representantes da comunidade de Sena Madureira, padre Paolino Baldassari. Na pauta da reunião estavam a abertura da BR-364, regularização ambiental das propriedades e atividades de manejo florestal. Baldassari também aproveitou a oportunidade para transmitir denúncias que recebera da comunidade local.
Além de clérigo, Baldassari é um reconhecido ativista ambiental devido a sua liderança ligada à preocupação da comunidade em relação à preservação das florestas e dos meios de vida tradicionais, como do seringueiro, do castanheiro e do ribeirinho. Entre os problemas que relatou estão o excesso de peso dos camihões que prejudicam a estrada, principalmente dos caminhões de madeira, e o caso de algumas retiradas irregulares de madeira e supostos manejos que lhe foram denunciados por produtores da região.
O governo, representado pelo secretário de Florestas, João Paulo Mastrângelo, pelo presidente do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), Fernando Lima, e pelo diretor-geral do Instituto de Terras do Acre (Iteracre), Felismar Mesquita, recebeu as denúncias e já marcou uma reunião para ouvir diretamente os produtores para que eles possam complementar as informações e possibilitar uma investigação. Sobre o excesso de carga, foi explicado que o Deracre já colocou em operação uma barreira fixa na estrada para fiscalizar os caminhões supercarregados.
Baldassari reforçou que não é contra a estrada. “Mas temos que tomar cuidado com as coisas que ela traz.”
O secretário de Florestas, João Paulo Mastrângelo, lembrou que o manejo realizado da forma correta, como é incentivado pelo governo, tem transformado a vida de muitas famílias para melhor. “Temos muitos exemplos disso em Xapuri, onde comunidades conquistaram uma vida melhor e uma renda digna com o manejo florestal sustentável”, completou.
O diretor-geral do Iteracre, Felismar Mesquita, aproveitou para revalidar a parceria que o governo tem com o padre Paolino e a comunidade de Sena Madureira e deu a certeza de que o assunto será aprofundado. “O senhor é um grande amigo, porque sempre tem nos alertado sobre as deficiências e sobre os problemas que acontecem. O amigo é o que fala mesmo, e não o que esconde”, agradeceu Mesquita.

0 comentários:

 

BPA Copyright © 2011 - |- Template created by O Pregador - |- Powered by Blogger Templates