sexta-feira, 29 de abril de 2011

0 Amazônia vai discutir entrada de “oxi” na fronteira amazônica

A Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional aprovou na quarta-feira (27) a realização de audiência pública para debater a entrada no País da nova droga denominada "oxi" e as consequências da redução do orçamento da Polícia Federal para a fiscalização das fronteiras.
Serão convidados para o debate o delegado Maurício Moscardi, da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) da Polícia Federal no Acre, e representantes do Sindicato dos Delegados da Polícia Federal (Sindepol).

Nova droga
O oxi, abreviação de oxidado, é uma mistura de base livre de cocaína, querosene - ou gasolina, diesel e até solução de bateria -, cal e permanganato de potássio. Assim como o crack, o oxi é uma pedra, só que branca, e é fumado num cachimbo. A diferença é que é mais barato e mata mais rápido.
A pedra tem 80% de cocaína, enquanto o crack não passa de 40%. O oxi veio da Bolívia e do Peru e entrou no País pelo Acre, a partir dos municípios de Brasiléia e Epitaciolândia. Hoje está em todos os estados da Região Norte, em Goiânia, no Mato Grosso do Sul, no Distrito Federal, em alguns estados do Nordeste e também em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Segundo os policiais, os cortes no orçamento, anunciados em fevereiro pelo governo, prejudicaram a fiscalização nas fronteiras e as ações de combate ao narcotráfico e ao contrabando de armas.
De acordo com o autor do requerimento, deputado Marcio Bittar (PSDB-AC), o cenário é grave, pois, por um lado, tem- se a constatação da entrada no Brasil de uma droga tão nociva à saúde e, de outro, o anúncio de cortes no orçamento da Polícia Federal.
A data da audiência ainda não foi definida.

0 comentários:

 

BPA Copyright © 2011 - |- Template created by O Pregador - |- Powered by Blogger Templates