terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

0 Posseiros do Riozinho do Rola denunciam desperdício de madeira pela Laminados Triunfo


“Perto da minha casa tem várias toras de cedro estragando, que eles tiram além da conta. Estamos preocupados porque sobrevivemos daquela floresta”. A declaração é do produtor rural João Manoel de Lima e revela a preocupação dos demais moradores da região do Riozinho do Rola, em Rio Branco. A Laminados Triunfo, que executa um plano de manejo na localidade, está extraindo mais madeira do que sua capacidade de retirá-la, resultando em desperdício e perda da madeira.

Na última sexta-feira (15), moradores dos seringais São Bernardo, Espalha e Belo Horizonte estiveram no Ministério Público Estadual para denunciar o problema, dentre outros que envolvem questões agrárias, crimes ambientais, ameaças de morte, condições de trafegabilidade no ramal, obstrução do igarapé prejudicando o transporte fluvial, entre outras.
A promotora Meri Cristina Amaral Gonçalves, que atua na Promotoria de Meio Ambiente, assegurou que vai pedir ao Imac que tome providências no sentido de averiguar as denúncias. “Nós podemos contornar essa situação, e buscar minimizar os impactos”, garantiu.
Em dezembro de 2011, o MPE recomendou ao Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) a suspensão das licenças expedidas para o referido plano de manejo devido aos problemas ambientais que foram identificados.
Com informações do MP/AC   www.mp.ac.gov.br

0 comentários:

 

BPA Copyright © 2011 - |- Template created by O Pregador - |- Powered by Blogger Templates