sexta-feira, 17 de setembro de 2010

0 O maior lixão do mundo

Mancha gigantesca de detritos plásticos ameaça a vida marinha no Oceano Pacífico.

Uma colossal sopa de detritos existente no Oceano Pacífico, composta de lixo que foi parar no mar, cobre hoje uma área equivalente a duas vezes o território brasileiro e não para de aumentar. Em alguns trechos, ela chega a ter quase mil quilômetros de extensão e vários metros de profundidade.

Chamado de Grande Mancha de Lixo do Pacífico Norte, o aglomerado de sujeira na verdade é composto de duas grandes manchas, uma a oeste e outra a leste. Nos dois casos, o que reúne os detritos, em vez de deixá-los dispersos pelo oceano, são correntes marítimas que ali adquirem um movimento circular e aprisionam em seu gigantesco redemoinho tudo o que flutua.

Alguns pesquisadores calculam que haja mais de 100 milhões de toneladas de detritos circulando na mancha. Estima-se que um quinto dessa sujeira vem de barcos e plataformas petrolíferas. O restante é lixo produzido em terra e arrastado para o mar através dos rios.
A mancha foi descoberta em 1997, por acaso, por Charles Moore, oceanógrafo e velejador americano que disputava uma regata e se viu rodeado por lixo até onde a vista alcançava. “Durante uma semana, toda vez que eu ia ao convés havia lixo flutuando ao redor do barco. Fiquei surpreso, pois estava a milhares de quilômetros da terra firme”, disse Moore, em uma entrevista.

O lixo plástico é uma grande ameaça à vida marinha. Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, detritos plásticos matam mais de um milhão de aves marinhas e mais de 100 mil mamíferos marinhos, como baleias, golfinhos e focas. Normalmente, os animais morrem após confundir os objetos com comida e ingeri-los.
O problema é que o plástico presente nos oceanos não é biodegradável, ou seja, não é consumido por micro-organismos e não entra na cadeia alimentar. Na natureza, o único agente que decompõe suas moléculas é a luz do sol. No mar, no entanto, esse processo se estende por mais tempo, porque a água filtra os raios ultravioleta.

0 comentários:

 

BPA Copyright © 2011 - |- Template created by O Pregador - |- Powered by Blogger Templates