domingo, 9 de janeiro de 2011

0 "Saco é um saco"

Na busca por desenvolvimento sustentável e diminuição da poluição ao meio ambiente, o uso de sacolas retornáveis cresceu assustadoramente no Brasil desde 2009. Por meio da campanha “Saco é um Saco”, do Ministério do Meio Ambiente, cerca de 5 bilhões de sacolinhas plásticas deixaram de ser usadas, mais de três vezes acima da expectativa, que era de 1,5 bilhão. Mas, em Uberlândia, o cenário é diferente. De quinze sacolões, quatro feiras e seis grandes supermercados consultados pela reportagem do CORREIO de Uberlândia, somente dois estabelecimentos oferecem aos clientes o produto, com preços que variam de R$ 2,49 a R$ 3,90. Em outro supermercado, a procura foi grande, o que fez com que as 9 mil unidades se esgotassem. A nova remessa deve chegar ainda no primeiro trimestre.

No sacolão de Cristina de Almeida Santos, localizado no bairro Taiaman, zona oeste da cidade, são utilizadas aproximadamente 2,6 mil sacolas plásticas por semana, o que totaliza 10,4 mil por mês. O custo para a proprietária é de cerca de R$ 360 mensais. “Até temos a intenção de colocar sacolas que sejam retornáveis, é válido para o meio ambiente, mas ainda não temos”, disse.

Segundo ela, duas clientes, de um total de 100 por semana, levam as próprias sacolas.

Em um supermercado do bairro Nossa Senhora Aparecida, na região central, a opção foi disponibilizar caixas de papelão para os clientes levarem as compras. “Isso estimula a diminuição das sacolas plásticas e, como fazemos muitas entregas com caixas retornáveis, diminuímos ainda mais. Temos consciência da importância de embalagens retornáveis e já estamos estudando a fabricação de sacolas com a logo da empresa”, afirmou a fiscal de caixa Noeli Gonçalves.

Engenheiro agrônomo só usa retornáveis

O engenheiro agrônomo Rafael Frederico de Paula é um dos poucos adeptos das sacolas retornáveis em Uberlândia. E ele faz questão de pensar na sustentabilidade do planeta. “Comecei a usar há cerca de um ano e meio para não poluir ainda mais o meio ambiente. Por isso, na maioria das vezes que eu e minha mulher vamos ao supermercado, levamos nossa própria sacola”, disse. O casal tem cinco sacolas retornáveis. “Se for uma compra grande, levo todas; agora, se for comprar poucos produtos, levo uma ou duas”, disse.

Hipermercado estimula o uso

Desde 2005, o grupo proprietário de um hipermercado de Uberlândia implantou o uso de sacolas retornáveis em todas as lojas da rede. Desde então, em todo o país, foram comercializadas 3 milhões de unidades, sendo 1,8 milhão somente em 2010. “Isso nada mais é do que a consequência da conscientização dos nossos clientes. E parte da renda obtida com a venda é revertida para algumas entidades, como a SOS Mata Atlântica e a Casa Hope, por exemplo”, disse Tathiana Pereira Zukas, analista de projetos de sustentabilidade do grupo.

A unidade Uberlândia, inaugurada há três anos e oito meses, vendeu 6 mil sacolas retornáveis no ano passado. “Nos preocupamos ainda em passar para o cliente a cultura de descarte correto não só da sacola plástica, mas de outros produtos, como óleo de cozinha, metal e papel. Isso é muito importante para o meio ambiente e, consequentemente, para todos nós”, afirmou.

Redução de 5 bilhões de sacolas plásticas desde 2009

Previsão de reduzir em 40% o consumo de sacolas plásticas até 2014

Fonte: Ministério do Meio Ambiente

 
Valores do produto

Preço R$ 2,49 a R$ 3,90
Feitas em tecido, ráfia sintética, algodão ou com garrafa PET reciclada
Cerca de 15 mil unidades vendidas em Uberlândia em 2010
Fonte: Supermercados e hipermercados de Uberlândia



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