terça-feira, 22 de março de 2011

0 No Pantanal início de operações da PMA com uso de nova lancha patrulha

Corumbá (MS) – Com a presença do governador André Puccinelli, a Polícia Militar Ambiental (PMA) iniciou no Pantanal as operações de fiscalização com uso de lancha patrulha. O equipamento foi conquistado junto ao Ministério da Pesca, por meio de um projeto elaborado pelo Comando da PMA de Mato Grosso do Sul. Em visita hoje (18) a Corumbá, o governador fez uma vistoria à embarcação, e recebeu do comandante da unidade, major Carlos Sebastião Matoso, informações sobre o funcionamento da lancha e a execução das operações.  
André estava acompanhado pelo secretário de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, e o comandante-geral da PM, coronel Carlos Alberto David dos Santos. De acordo com  o comandante da PMA, capitão Ednilson Queiroz, está sendo aguardada a  visita da  ministra Ideli Salvati, do Meio Ambiente, para a entrega de uma  segunda lancha para a fiscalização, que foi solicitada pelo governo do Estado e aprovada pelo  Ministério.        
         O veículo vai ser utilizado em todo o Pantanal e especialmente nos rios de fronteira com a Bolívia e o Paraguai, servindo de posto móvel nas fiscalizações para coibir ações predatórias. O veículo – econômico, ágil e moderno – chega a uma velocidade de 40 km/h e se assemelha a um mini-iate, com dois motores de 370 hp, cozinha adaptada e dormitórios climatizados, com capacidade para abrigar 10 pessoas. A embarcação vem equipada com “sonar”, ferramenta que serve para detecção de cardumes, principalmente na piracema, o que ajudará a direcionar a vigilância nos rios.  
Além de proporcionar maior rapidez nos deslocamentos, o equipamento permite um maior efetivo nas missões de fiscalização preventiva e mais comodidade para os policiais. Na rotina das equipes da Ambiental, as missões duram em média cinco dias. Para descansar, os militares montam acampamentos nas beiras dos rios. Com a lancha, os policiais, em número maior, podem trabalhar em escala; as fiscalizações podem acontecer sem interrupção e, ao mesmo tempo, o descanso dos militares será garantido e com mais conforto.

0 comentários:

 

BPA Copyright © 2011 - |- Template created by O Pregador - |- Powered by Blogger Templates