sábado, 30 de abril de 2011

0 Acre e mais três Estados não tem terrenos para receber instalação de usinas nucleares

A Paraíba e os Estados do Acre, Mato Grosso e Rio Grande do Norte são os únicos do país onde não foram localizados terrenos para a instalação de possíveis usinas nucleares do país.

O plano de se construir mais usinas nucleares vai depender da elaboração do novo Plano Nacional de Energia, que está sendo feito pela EPE (Empresa de Pesquisa Energética).

O planejamento atual, feito em 2007, prevê de quatro a oito usinas até 2030, que seriam instaladas no Nordeste e no Sudeste.

A revisão vai estender a projeção de demanda e oferta de energia até 2035. A localização das usinas também poderá ser modificada, segundo o assessor da presidência da Eletronuclear, Leonam dos Santos Guimarães.

A estatal responsável pela operação das usinas nucleares no país mapeou 40 pontos em todo o Brasil que poderiam receber os novos empreendimentos. Apenas no Acre, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte e Paraíba não foram localizados possíveis terrenos.

Guimarães disse ver com bons olhos a possibilidade de se permitir a entrada de parceiros privados, de forma minoritária, em usinas nucleares. Segundo o executivo, sócios poderiam agregar maior capacidade de investimento e conhecimento.

Ele, no entanto, destacou que não há estudos específicos para isso, que dependeria de uma decisão do governo em permitir a entrada de outras empresas. "Vários atores privados do setor elétrico hoje são empresas internacionais, muitas delas com experiência em operar usinas nucleares. É uma alternativa que poderia ser interessante", afirmou Guimarães, após palestra no Ibef (Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças).

O Brasil conta com duas usinas nucleares em operação -- Angra 1 e Angra 2. A construção de Angra 3 já foi iniciada. Todas serão operadas exclusivamente pela Eletronuclear. 
PBagora

0 comentários:

 

BPA Copyright © 2011 - |- Template created by O Pregador - |- Powered by Blogger Templates