segunda-feira, 4 de abril de 2011

0 Projeto socioambiental é apresentado às comunidades do Riozinho do Rôla

Temática aborda o uso sustentável dos recursos hídricos

Recuperar as nascentes da bacia hidrográfica do Riozinho do Rôla. Este é o principal objetivo do projeto Construção Participativa e Sustentabilidade Hídrica, que está sendo realizado pela Cooperativa de Trabalho do Acre (Cootac), patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental, em parceria com o governo do Estado e a prefeitura de Rio Branco.

A bacia hidrográfica do Riozinho do Rôla possui 763.695 hectares e se destaca como um dos principais afluentes da bacia do rio Acre, por contribuir de forma significativa com o abastecimento de água para a capital do Estado.

Além disso, é a única via de acesso às comunidades que vivem na margem do Riozinho do Rôla durante a maior parte do ano, garantindo-lhes o escoamento da produção, busca de serviços, educação e saúde nas áreas urbanas dos municípios próximos.

As ações do projeto atenderão diretamente 432 famílias, o que corresponde a 2.160 pessoas. A principal atividade econômica realizada no interior da bacia é o extrativismo (castanha e borracha) e a agropecuária. Cerca de 45% da área da Reserva Extrativista Chico Mendes está inserida na região, onde se localizam as nascentes do igarapé Espalha, São Raimundo, Vai-Se-Ver e Caipora.

Foram selecionadas dez áreas piloto, entre elas os seringais Amapá, Albrácia, Boa Vista I e II, Cachoeira, Nazaré, Tupá e os Projetos de Assentamento Carão, Moreno Maia e Oriente.

Em fevereiro, aconteceu o processo de mobilização social dos moradores. Ramais de difícil acesso e longas caminhadas fizeram parte da jornada. Técnicos articuladores, coordenados pela doutora em ciência florestal Nazaré Macêdo, percorreram as áreas piloto convidando a população para participar das reuniões de apresentação do projeto.
A Cooperativa de Trabalho do Acre (Cootac) foi a única instituição do Acre contemplada na Seleção Pública 2010 do Programa Petrobras Ambiental.

Foram inscritos 928 projetos, dos quais 44 selecionados em todo o país, tendo como enfoque o tema “Água e Clima: contribuições para o desenvolvimento sustentável”. As regiões contempladas foram Nordeste, com treze projetos, Sudeste (doze), Centro-Oeste (seis), Sul (seis) e Norte (cinco).
Agência do Notícias do Acre

0 comentários:

 

BPA Copyright © 2011 - |- Template created by O Pregador - |- Powered by Blogger Templates