segunda-feira, 2 de maio de 2011

0 Polícia apreende 60 kg de oxi na capital

Folha de S.Paulo

O Denarc (departamento de narcóticos), da Polícia Civil de SP, apreendeu neste ano cerca de 60 kg de oxi, um novo tipo de droga feita com a pasta base de cocaína em forma de pedra --mais barata e mais letal do que o crack--, com traficantes que atuam na região da cracolândia, na região central da capital.
Segundo o delegado Reinaldo Correa, a droga é facilmente confundida com o crack e, justamente por isso, os policiais do Denarc têm recebido treinamento para distinguir uma da outra.
"O oxi, quando queimado, deixa um resíduo de óleo. O crack não. Muitas vezes se apreende oxi e, por ser uma droga ainda desconhecida, se pensa que é crack."
A matéria-prima do oxi são folhas secas do arbusto Erythroxylum coca, cultivado na Bolívia, no Peru e na Colômbia. No preparo, os traficantes utilizam ácidos, querosene e oxidantes (daí o nome dado a droga), que "empedram" a pasta base.
A polícia paulista também já apreendeu oxi em Santos (72 km de SP). Em São Paulo, uma pedra da nova droga chega a ser vendida por R$ 2.
Amazônia
O oxi já está se espalhando na Amazônia. No Acre, que faz fronteira com os países produtores, a droga é conhecida desde a década de 1980.
Nos últimos anos, porém, os usuários passaram a fumar o oxi em cachimbos como os usados com crack --antes, a droga era diluída e misturada à maconha.
Por dois dias, a reportagem esteve em Rio Branco (AC) e encontrou traficantes oferecendo a pedra de oxi por R$ 5. O movimento de pessoas fumando a droga nas ruas, no entanto, é restrito. Jovens de classe média integram grupos de usuários.
Nos últimos dois anos, a Polícia Federal do Acre apreendeu 1,4 tonelada da droga. Segundo o delegado Maurício Moscardi, o oxi entra por cidades de fronteira como Brasiléia e Cruzeiro do Sul.
A Polícia Civil do Amazonas diz que o oxi chegou na região há menos de dois anos e que até indígenas são usados como traficantes.

Leia Mais: Agora UOL

0 comentários:

 

BPA Copyright © 2011 - |- Template created by O Pregador - |- Powered by Blogger Templates