terça-feira, 5 de julho de 2011

0 Governo garante madeira legal para marceneiros do Acre

Após o 1º Encontro de Marceneiros do Acre, realizado em abril, deste ano, que contou com a participação da Cia Ambiental e de outras entidades ligadas ao meio ambiente, foi cumprido o acordo firmado, o governo do Estado está garantindo, a partir desta semana, acesso a suprimentos de madeira legal para o setor marceneiro e moveleiro. A medida atende solicitação da categoria e garante o aquecimento do setor.

Na manhã desta segunda-feira, 4, os secretários Edvaldo Magalhâes (Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços, Ciência e Tecnologia), João Paulo Mastrangelo (Floresta) e o diretor-presidente do Imac, Sebastião Fernando Ferreira, assinaram um Termo de Cooperação com a presidente do Sindicato da Indústria Madeireira do Acre (Sindusmad), Adelaide de Fátima Gonçalves, oficializando um acordo que garante facilidades na comercialização de madeira legal para os marceneiros.

O Termo de Cooperação assegura que os marceneiros possam comprar madeira legal das espécies angelim, cedro, cumaru-ferro, cumaru-cetim, tamarindo, sucupira, jatobá, cerejeira, roxinho e amarelão, no valor de R$ 400 o metro cúbico.

“Desde a realização do Encontro de Marceneiros, nós iniciamos uma verdadeira batalha para cumprir o que ficara acordado com a categoria. Hoje estamos dando um passo importante, garantindo o suprimento de madeira legal a um preço acessível. Com isso, os marceneiros poderão trabalhar com tranquilidade, melhorando a renda e as condições de trabalho”, explica Edvaldo Magalhães.

Ele lembrou que a questão do licenciamento dos empreendimentos já está sendo discutida. A ideia, segundo ele, é que em poucos meses o programa seja executado de forma completa, oferecendo melhores condições de trabalho para os marceneiros. Para garantir o acesso ao suprimento, foi elaborado um cadastro de marceneiros e moveleiros. O objetivo é evitar problemas com a comercialização de madeiras. A notícia foi recebida com festa pelos profissionais do setor.

“Agora, sim, poderemos trabalhar com tranquilidade. Vamos comprar madeira legal e por um bom preço. O mais importante é que temos a certeza de onde vamos encontrar essa madeira”, comemora o marceneiro Domingos Sávio. Os benefícios também vão se estender ao interior do Estado. O acordo para a comercialização de madeiras também será firmado, garantindo assim que os marceneiros possam ter acesso à madeira legal e por um preço melhor.


Fonte: Agência de Notícias do Acre

0 comentários:

 

BPA Copyright © 2011 - |- Template created by O Pregador - |- Powered by Blogger Templates