quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

0 Animais mudam seus hábitos pela seca na África

Os humanos não são as únicas vítimas da falta de chuvas na última temporada de precipitações na faixa do Sahel, no oeste africano: a fauna de países como Burkina Fasso também está mudando seus hábitos em sua busca por água.
"Notamos uma migração de animais fora de seu território no leste e nordeste (de Burkina Fasso). A escassez de água causou estas migrações antecipadas de elefantes e búfalos. Não será surpresa se os leopardos seguirem os leões e os búfalos", advertiu Urbain Belemsobgo, representante do Ministério da Fauna.
Os búfalos estão há alguns meses rondando alguns povoados do leste do país em sua luta para beber água: "Algumas vezes seguem o gado para encontrar o pasto", explica Arzouma Tindano, morador da localidade oriental de Bogandé.
De acordo com Celestin Zida, funcionário do Ministério do Meio Ambiente no leste do país, "os leões abandonaram seu habitat e mataram os macacos da região".
Além disso, Zida relata que "vários moradores reclamam que os animais selvagens destruíram seus celeiros."
Em novembro, o Governo já notara alterações pelo desaparecimento dos charcos usados pela fauna local para beber água.
Pierre Kafando, coordenador nacional do Parque Transfronteiriço W (chamado assim pelo formato do rio Níger ao passar por essa região), garantiu que se trata de uma "situação catastrófica" à qual alguns pequenos mamíferos, como veados e alguns primatas, não conseguirão sobreviver.
"Dentro do parque (de 10 mil quilômetros quadrados e partilhado com Benin e Níger) temos sempre uma média de 950 milímetros de chuva por metro quadrado, mas este ano choveu entre 600 e 650 milímetros", informou Kafando.

0 comentários:

 

BPA Copyright © 2011 - |- Template created by O Pregador - |- Powered by Blogger Templates