sábado, 6 de abril de 2013

0 O que os agricultores ganham com a conservação



Um vídeo bem simples e completo mostra como os agricultores do município paulista de Piedade ganham ao conservar o que a lei exige em suas propriedades. Eles trataram de preservar as áreas de encosta e margens de rios, além de manter a reserva legal. Tudo como diz a lei ambiental. O vídeo foi feito pela ONG Iniciativa Verde, que também promove reflorestamento para captura de carbono, compensando emissões de empresas ou projetos, como nossa primeira Edição Verde.
Piedade é importante para a grande São Paulo. É uma das principais cidades que abastece a metrópole com hortifrutigranjeiros. Dos 729 km2 de Piedade, 688 km2 são de zona rural. A lei ambiental estabelece, dentro dessas propriedades agrícolas, uma série de normas que devem ser cumpridas. Algumas áreas de Mata Atlântica devem ser protegidas.
Os agricultores de Piedade contaram com a Iniciativa Verde para proteger essas áreas e se enquadrarem na lei por meio desse projeto Agricultura Legal. O Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) é o financiador do projeto. A Iniciativa Verde captou esse financiamento, mapeou as propriedades participantes e definiu as áreas protegidas. Agora, está fazendo a inscrição dessas propriedades no Cadastro Ambiental Rural (CAR) criado pelo novo Código Florestal. A ideia é que, em breve, esses agricultores possam ser remunerados pelas áreas que protegem além do que a lei já obriga.
(Alexandre Mansur)

0 comentários:

 

BPA Copyright © 2011 - |- Template created by O Pregador - |- Powered by Blogger Templates