
As oncinhas permanecerão por mais quinze dias na área denominada de cambiamento do Centro de Triagem de Animais Silvestres, mantido através de convênio entre Prefeitura e Ibama. Paulo Dias lembra que estão sendo realizadas adequações na jaula das onças para dar melhores condições aos filhotes.
Nicolau foi encontrado em Assis Brasil e está no auge de sua maturidade sexual. Rebeca foi trazida de Porto Velho, onde não há Centro de Triagem, e está no Parque Chico Mendes desde abril. Seus filhos foram os primeiros nascidos em cativeiro no Acre e um dos poucos gerados em zoológicos no Brasil, fato de grande relevância para a ciência, uma vez que a reprodução de onça em cativeiro só é possível se o animal encontrar-se em um ambiente que, em todos os aspectos, favoreça a procriação dessa espécie. A onça pintada encontra-se na lista dos animais em extinção.
Implantado na época em que Jorge Viana foi prefeito de Rio Branco, o PACM é administrado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia) e passou por uma ampla reforma realizada em parceria com o Governo do Estado, sendo reaberto a visitação pública em julho do ano passado após ampla reforma e adequação de espaços de cativeiros dos animais e dependências, que agora proporcionam melhores condições para receber seus visitantes. O Parque Ambiental Chico Mendes é um dos principais pontos turísticos de Rio Branco. O nome presta homenagem ao líder seringueiro Chico Mendes, cuja luta inspirou o socioambientalismo.
Com a reforma, o parque ganhou mais atrações e um hospital veterinário para atender cada vez melhor os animais. A identificação das plantas, as trilhas de circulação, o serpentário e o lugar das onças, das antas e capivaras, e do jacaré-açú, tudo foi reforçado e melhorado, bem como o bosque e a praça de alimentação. É um dos poucos zoológicos no Brasil onde a entrada é gratuita. Se estiver de carro, o visitante paga uma pequena taxa de estacionamento.
A área do PACM possui 67 hectares de mata recuperada e preservada. Desses, 20 hectares são ocupados pela estrutura de visitação. O restante é floresta cada vez mais densa, abrigo de pequenos animais que vivem soltos e não se espantam com a presença humana. Atualmente, o Parque abriga em torno de trezentos animais (cutia, veado, macacos felinos e primatas. Apenas em alimentação são gastos perto de R$300 mil. No Centro de Triagem, onde ficam os bichos resgatados pelo Ibama, estão abrigados atualmente 110 animais.
1 comentários:
Parabens pelo Blog. Vocês fazem um excelente trabalho nessa área. Nós do 2º Pel. Ambiental de Caicó/RN estamos a inteira disposição. Um abraço a todos! Ailton Lima
Postar um comentário