quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

1 Onças nascidas no Parque Ambiental Chico Mendes poderão ser visitadas em breve

Nascidas no dia 31 de outubro de 2010 no Parque Ambiental Chico Mendes, os dois filhotes de onça pintada em breve estarão expostos à visitação pública, junto com a mãe, Rebeca, de quatro anos, e o pai, Nicolau, de nove anos. Os dois filhotes são machos e seus nomes serão escolhidos através de campanha realizada pela Prefeitura de Rio Branco. “Vamos definir cinco nomes indígenas apresentados pelas crianças que visitam o parque”, informou o veterinário Paulo Dias, gerente interino da unidade.

As oncinhas permanecerão por mais quinze dias na área denominada de cambiamento do Centro de Triagem de Animais Silvestres, mantido através de convênio entre Prefeitura e Ibama. Paulo Dias lembra que estão sendo realizadas adequações na jaula das onças para dar melhores condições aos filhotes.
Nicolau foi encontrado em Assis Brasil e está no auge de sua maturidade sexual. Rebeca foi trazida de Porto Velho, onde não há Centro de Triagem, e está no Parque Chico Mendes desde abril. Seus filhos foram os primeiros nascidos em cativeiro no Acre e um dos poucos gerados em zoológicos no Brasil, fato de grande relevância para a ciência, uma vez que a reprodução de onça em cativeiro só é possível se o animal encontrar-se em um ambiente que, em todos os aspectos, favoreça a procriação dessa espécie. A onça pintada encontra-se na lista dos animais em extinção.

Implantado na época em que Jorge Viana foi prefeito de Rio Branco, o PACM é administrado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia) e passou por uma ampla reforma realizada em parceria com o Governo do Estado, sendo reaberto a visitação pública em julho do ano passado após ampla reforma e adequação de espaços de cativeiros dos animais e dependências, que agora proporcionam melhores condições para receber seus visitantes. O Parque Ambiental Chico Mendes é um dos principais pontos turísticos de Rio Branco. O nome presta homenagem ao líder seringueiro Chico Mendes, cuja luta inspirou o socioambientalismo.

Com a reforma, o parque ganhou mais atrações e um hospital veterinário para atender cada vez melhor os animais. A identificação das plantas, as trilhas de circulação, o serpentário e o lugar das onças, das antas e capivaras, e do jacaré-açú, tudo foi reforçado e melhorado, bem como o bosque e a praça de alimentação. É um dos poucos zoológicos no Brasil onde a entrada é gratuita. Se estiver de carro, o visitante paga uma pequena taxa de estacionamento.

A área do PACM possui 67 hectares de mata recuperada e preservada. Desses, 20 hectares são ocupados pela estrutura de visitação. O restante é floresta cada vez mais densa, abrigo de pequenos animais que vivem soltos e não se espantam com a presença humana. Atualmente, o Parque abriga em torno de trezentos animais (cutia, veado, macacos felinos e primatas. Apenas em alimentação são gastos perto de R$300 mil. No Centro de Triagem, onde ficam os bichos resgatados pelo Ibama, estão abrigados atualmente 110 animais.





1 comentários:

Polícia Ambiental disse...

Parabens pelo Blog. Vocês fazem um excelente trabalho nessa área. Nós do 2º Pel. Ambiental de Caicó/RN estamos a inteira disposição. Um abraço a todos! Ailton Lima

 

BPA Copyright © 2011 - |- Template created by O Pregador - |- Powered by Blogger Templates